É preciso fazer Fisioterapia após a remoção de um quisto sinovial?

Partilhar

O que é um quisto sinovial?

O quisto ou cisto sinovial é uma bolsa fechada e edemaciada sob a pele, que está conectada a um tendão ou articulação. A remoção deste cisto sinovial, chamada ganglionectomia, é um procedimento de pequena cirurgia onde o médico realiza a remoção do mesmo.

 

Tratamento de Fisioterapia

 

Pós-operatória

Após a remoção do quisto sinovial, é fundamental seguir as orientações médicas assim como receber cuidados especiais por parte de um Fisioterapeuta, para que haja uma boa reabilitação pós-operatória, especialmente em caso de anestesia geral.

O corte e a anestesia podem gerar diminuição dos movimentos articulares, bem como uma redução da amplitude de movimento devido à formação cicatricial, diminuindo a flexibilidade tecidual e prejudicando a funcionalidade da extremidade ou do membro em causa. 

O paciente deve estar ciente que pode haver retomada de um novo cisto, existe um pequeno risco de infecção e sangramento, sendo que habitualmente, sucede uma cicatrização rápida e sem consequências.

Com o acompanhamento de Fisioterapia adequado e iniciado logo após a cirurgia, a recuperação após a remoção de um quisto sinovial é rápida e sem sequelas. Em casos raros, os nervos e vasos sanguíneos na área adjacente ao quisto, podem ser danificados.

A cicatrização do corte pode formar uma cicatriz disforme, no entanto, com sessões de Fisioterapia adequada e iniciada precocemente, a cicatriz torna-se imperceptível a longo prazo.

Na Fisioterapia Oeiras, as sessões de Fisioterapia são exclusivas e personalizadas a si e ao seu caso. 

Contacte-nos!

É preciso fazer Fisioterapia após a remoção de um quisto sinovial? | Fisioterapia Oeiras