Fisioterapia Mão

Partilhar

Há exercícios terapêuticos e tratamentos de Fisioterapia que previnem e tratam patologias ou lesões da mão e dedos. Tarefas da vida diária como abrir uma garrafa, fazer a limpeza em casa ou fazer a higiene, podem ser desafiantes para quem tem dores nas mãos. 

Para evitar e tratar dores, para além de promover a qualidade de vida, podem realizar-se exercícios simples com objectos que temos em casa como uma bola, toalha, plasticina, entre outros. A plasticina é muito versátil pois tem a possibilidade de modelar várias formas e com densidades diferentes (da mais mole para a mais dura), permitindo assim um exercício completo. Deve-se iniciar com a plasticina mais leve, progredindo para as diferentes densidades gradualmente à medida que os músculos vão ficando mais fortes. Os exercícios são para serem realizados sem dor, caso surja dor deve suspender esse exercício e falar com o seu Fisioterapeuta para este indicar os exercícios mais recomendados. 

Em casos de dor aguda, deverá consultar o seu médico ou Fisioterapeuta para realizar um tratamento antes de iniciar os exercícios. 

 

Sugestão de exercícios

Pode realizar o plano fazendo 3 séries de 10 repetições para cada exercício. Os exercícios são para ser realizados sem dor. Seguem alguns exemplos com plasticina:

  1. 1. Apertar uma bola de plasticina entre os dedos;
  2. 2. Fazer um anel médio com plasticina e afastar dois dedos;
  3. 3. Apertar uma bola de plasticina entre o indicador e o polegar;
  4. 4. Moldar a plasticina em forma de cilindro grande, segurar na palma da mão e apertar;
  5. 5. Apertar uma bola de plasticina com as pontas dos dedos tipo “bico de pato”;
  6. 6. Fazer um anel grande com plasticina, colocar à volta dos dedos e afastá-los. 

Seguem alguns exemplos com uma toalha:

  1. 1. Com uma toalha pequena fazer o movimento de torção com as duas mãos, como se quisesse espremer a toalha;
  2. 2. Com a toalha esticada sobre a mesa e palma da mão sobre a toalha, fazer flexão dos dedos para puxar a toalha;
  3. 3. Com a toalha esticada sobre a mesa e palma da mão sobre a toalha, afastar e juntar os dedos.

 

 Atividades da vida diária

Há algumas actividades da vida diária, que por serem baseadas em movimentos de esforço repetitivo, podem potenciar mais dores nas mãos. 

Evitar estar longos períodos a trabalhar com o telemóvel ou computador. Isto pode ser uma das causas de dor na base do polegar e mãos, bem como noutras regiões do corpo devido à postura. Uma dica para ter de teclar menos no telemóvel com o polegar é aplicar a opção de teclado inteligente, fazendo com que surja a palavra suposta não tendo de a escrever na totalidade. Assim, digita menos e não força tanto os dedos. Para além disso, dividir a escrita entre os dois polegares e segurar o telemóvel dividindo o peso entre as duas mãos ou apoiando o equipamento em alguma superfície é o ideal. 

Para quem trabalha o dia todo no computador, recomenda-se a realização de algumas pausas e alongamentos a cada 2 horas no máximo e manter uma postura correcta (coluna erecta, pés apoiados, joelhos e ancas a 90 graus de flexão, antebraços e cotovelos sobre a mesa).

É muito importante seguir estas simples recomendações pois a postura do tronco e dos braços são essenciais para a funcionalidade das mãos. Assim, manter uma boa postura corporal melhora também o posicionamento das mãos para que os movimentos sejam efectuados com menos esforço e mais eficácia. 

 

Patologias das mãos

Há algumas dores das mãos que podem decorrer de algumas patologias ou deformidades. As dores podem melhorar com a toma de medicação indicada pelo médico, repouso, fisioterapia ou terapia ocupacional.

Nos casos mais graves, quando o tratamento conservador não traz resultados e a patologia for incapacitante, o médico pode indicar cirurgia

 

Dedo em gatilho

Surge quando um nódulo compromete o movimento de um dedo que só consegue completar o movimento quando força e faz um estalido.

 

Artrite

É uma inflamação que causa dor, rigidez e dificuldade em movimentar as articulações.

 

Síndrome do Túnel do Carpo

Acontece quando há compressão do nervo que passa pelo punho e enerva a palma da mão, causando formigueiro e dores nos dedos e mão.

 

Tendinite

É uma inflamação dos tendões das mãos decorrente de esforços repetitivos, causando edema, formigueiro, ardor e dor nas mãos na realização de movimentos.

 

Fractura

Pode acontecer em desporto ou devido a acidentes ou traumas directos e é caracterizada por hematoma, edema e dor na região fraturada. 

 

Gota

Deve-se á acumulação de ácido úrico no sangue originando edema e dificuldade em movimentar a articulação afectada. 

 

Artrite reumatóide

É uma doença auto-imunerepresentada por dor, rubor, edema e dificuldade em movimentar a articulação afectada.

 

Lúpus

Também é uma doença auto-imune que pode causar inflamação em várias partes do corpo, bem como nas mãos. 

 

Tenossinovite

É uma inflamação do tendão e do tecido que envolve um conjunto de tendões, causando dores e sensação de fraqueza muscular. 

 

Doença de Raynaud

Caracteriza-se pela alteração da circulação, devido a exposição ao frio ou alterações emocionais bruscas, deixando as pontas dos dedos das mãos pálidas e frias, acompanhado por formigueiro e dor pulsante. 

 

Contractura de Dupuytren 

Causa dificuldade na abertura da mão, dor na palma da mão e a presença de um tendão bastante visível que bloqueia o dedo.

Marque a sua sessão de Fisioterapia para a mão com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Oeiras!

Fisioterapia Mão | Fisioterapia Oeiras