Prótese do Joelho

Partilhar

A prótese do joelho é uma substituição articular indicada em casos de artrose severa, dor e restrição funcional que limite o paciente nas atividades da vida diária e laborais.

A ideia de interpor algo entre os ossos do joelho para evitar o atrito e a sobrecarga óssea, surgiu em 1860 por Fergunsson. O primeiro implante surgiu na década de 40, porém como não  reproduzia a complexidade do joelho, o paciente permanecia com dor, instabilidade e perdas funcionais evidentes. Em 1971 Gunston conseguiu reproduzir parcialmente o conjunto de movimentos do joelho e desenhou uma prótese que apresentou melhores resultados.

Hoje em dia, o desenvolvimento da técnica da cirurgia de prótese de joelho  tem proporcionado uma melhora importante na qualidade de vida dos pacientes. Esta evolução passou recentemente pelo desenvolvimento das próteses parciais, onde é feita a substituição apenas do compartimento do joelho atingido.   

 

Quando devemos colocar uma Prótese?

 

Três Indicações para a colocação de prótese no joelho:

 

  1. 1.- Artrose grave comprovada por exames imagiológicos;
  2. 2.- Dor severa, em que o paciente dependa de medicação;
  3. 3.- Restrições funcionais, que impliquem dificuldade em realizar tarefas básicas.

 

Fisioterapia

Após a cirurgia, o paciente deve ser acompanhado pelo Fisioterapeuta, para que o retorno da deambulação e às atividades da vida diária e laborais seja o mais precoce possível.

Os objetivos da fisioterapia são controlar a sintomatologia pós-cirúrgica como a dor ou o inchaço, aumentar a amplitude de movimento do joelho, o tratamento da cicatriz, o desenvolvimento de  reforços musculares no membro inferior, assim com o treino de marcha, de escadas e a reintegração nas atividades da vida diária.

Se foi submetido a uma colocação de prótese no joelho, contacte a Fisioterapia Oeiras.

Veja o que os nossos Fisioterapeutas podem fazer por si!

Prótese do Joelho | Fisioterapia Oeiras