Massagem Modeladora

Partilhar

 

A massagem modeladora não tem uma origem específica, pois foi evoluindo ao longo do tempo com influências de diversas técnicas de massagem e práticas de cuidados com o corpo. No entanto, ficou popular como parte dos tratamentos estéticos voltados para a modelagem corporal, especialmente nas últimas décadas. A técnica combina elementos de massagem profunda, drenagem linfática e manipulações específicas para ajudar na redução de medidas e melhoria da textura da pele.

 

Tipos de Massagem Modeladora

Existem várias técnicas de massagem modeladora, incluindo a drenagem linfática, a massagem com movimentos rápidos e firmes, e a utilização de acessórios como rolos e ventosas. Essas técnicas visam melhorar a circulação sanguínea, reduzir medidas e promover a tonicidade da pele.

Nos dias atuais existe um padrão de beleza imposto pela sociedade que atinge em maior número a população feminina, e devido a esse padrão de beleza a procura pela clínica de estética no desejo de adquirir o corpo perfeito aumenta gradativamente, sendo um dos procedimentos mais procurados a massagem modeladora.

A massagem além de ser um tratamento estético para melhorar a aparência, também ajuda na circulação e facilita o retorno venoso.

A massagem modeladora utiliza técnicas de apalpar a pele promovendo a remodelação do tecido conjuntivo, técnicas como rolamento, fricção e deslizamento profundo.

Ao massajar o tecido adiposo o movimento gera uma pressão mecânica local, criando calor e hiperemia que faz ativar as células de gordura causando um gasto energético corporal.

A massagem modeladora é capaz de chegar às camadas mais profundas da pele, por meio de movimentos fortes, rápidos e profundos. Pode ser feita duas vezes por semana, para obter resultados mais rápidos, na fase inicial.

O aumento do número de sessões depende da resposta fisiológica de cada paciente e dos resultados pretendidos, por esse motivo é necessário fazer uma avaliação profissional.

Embora a massagem modeladora possa ter benefícios para a saúde, como melhorar a circulação, aliviar o stress, não é especificamente destinada à prevenção de doenças.

Ela pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar físico, mas não substitui práticas saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios regulares e cuidados médicos preventivos, que desempenham papéis fundamentais na prevenção de doenças.

 

Benefícios da Massagem Modeladora

A massagem modeladora oferece vários benefícios, incluindo a melhoria da circulação sanguínea, redução de medidas e celulite, estimulação do sistema linfático e relaxamento muscular. Além disso, pode contribuir para a tonificação da pele e promover uma sensação geral de bem-estar. No entanto, é importante combiná-la com uma alimentação saudável e prática regular de exercícios para obter resultados mais eficazes.

 

Contra-indicações e cuidados

Pessoas com condições médicas específicas devem consultar um profissional de saúde antes de realizar a massagem modeladora, para garantir que seja segura e adequada. Pode ter contra indicações em casos de:

  1.  Gravidez – é desaconselhável durante os primeiros meses de gestação.
  2.  Problemas de circulação sanguínea – pessoas com doenças circulatórias graves devem evitar.
  3. ·Problemas de pele – em casos de feridas, queimaduras ou infeções cutâneas na área a ser tratada.
  4.  Histórico de trombose – pode representar um risco em caso de histórico de trombose venosa profunda.
  5.  Problemas cardíacos – pessoas com problemas cardíacos graves devem evitar, pois a massagem pode aumentar a carga no sistema cardiovascular.
  6. Cancro – em algumas situações especialmente após cirurgias ou durante tratamentos, a massagem pode ser desaconselhado.
Para informações mais detalhadas sobre a Massagem Modeladora, entre em contacto com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Oeiras!

Massagem Modeladora | Fisioterapia Oeiras