Bursite Trocantérica

Partilhar

Bursa Trocantérica

Na parte superior e externa do osso da coxa, o fémur, existe uma protuberância óssea chamada grande trocânter. A bursa trocantérica é um tecido sinovial, repleto de fluido que actua como um amortecedor entre os tendões, ossos e a pelePor ser uma região mais superficial, a inflamação da bursa não é profunda. 

Entre todas as bursas da anca, a trocantérica é a mais frequentemente acometida por inflamação, devido a ser um ponto de inserção de músculos extremamentes fortes da articulação, que auxiliam no posicionamento do tronco e actuam na movimentação dos membros inferiores (médio e pequeno glúteo, piriforme, gémeos e obturador interno).

 

Causas

O encurtamento destes músculos ou dos seus respectivos tendões, que passam sobre a bolsa sinovial, podem gerar uma fricção entre a dita bolsa e o osso da coxa, causando inflamação. Com a evolução da inflamação, a bursa progressivamente perde a sua função deslizante e engrossa as suas paredes.

 

Factores de desencadeamento da bursite trocantérica

A bursite trocantérica podem ser desencadeada por:

  • - Alterações da marcha e da biomecânica durante corridas e/ou caminhadas;
  • - Andar de bicicleta com selim muito alto;
  • - Por apoiar a anca sobre superfícies muito duras;
  • - Por traumatismo directo (queda) ou por traumatismos repetidos sobre a região, como no judo, por exemplo. 

É bastante comum os pacientes apresentarem uma ou mais patologias concomitantes como doença na coluna lombar, diferença de comprimento entre os membros inferiores, problemas na articulação sacro-ilíaca, artrose do joelho e entorse do tornozelo. A dor referida pelo paciente estará associada ao caminhar, subir escadas e ao deitar sobre a região.

Por ser limitativa e prejudicar o desenvolvimento das actividades diárias do indivíduo, gera irritabilidade e alteração do sono, reduzindo significativamente a qualidade de vida do mesmo.

 

Tipos tratamento

Alterações na marcha e na função muscular também podem ser corrigidas pela Fisioterapia, pela Osteopatia para corrigir os bloqueios e conexões ósseas e musculares, Acupuntura, Massagem e exercícios terapêuticos. O uso do Ultrassom, estimulação elétrica percutânea (TENS) ou terapias por ondas de choque (TOC) podem eventualmente ser indicados. 

Na Fisioterapia Oeiras, os nossos Fisioterapeutas e Osteopatas possuem experiência comprovada no tratamento da bursite trocantérica.

Livre-se das dores nas ancas e viva a sua vida em pleno!

Bursite Trocantérica | Fisioterapia Oeiras