Cinesioterapia pré e pós parto

Partilhar

É muito importante realizar cinesioterapia pré e pós parto. A prática de actividade física adequada durante e após a gestação traz vantagem para o bem-estar da paciente nestas fases.

As modificações no corpo feminino ocorrem nas duas fases, quer sejam alterações fisiológicas ou anatómicas, modificando os sistemas reprodutor, cardiovascular, digestivo, respiratório, músculo-esquelético e renal. É muito frequente sentir dores nas costas no período da gestação, diminuição da expansão pulmonar, várias alterações emocionais, e tudo isto pode causar quadros de ansiedade. 

A cinesioterapia tem como objectivo auxiliar nos quadros álgicos, na biomecânica, no fortalecimento pélvico para sustentação, no pós-parto com a vascularização, com os músculos do períneo e na cicatrização. 

 

Intervenção da Fisioterapia

A intervenção da Fisioterapia neste processo é de elevada importância para a preparação do parto e a qualidade de vida durante a gestação, bem como na fase posterior ao parto. A cinesioterapia como parte integrante de um plano em Fisioterapia promove o alívio de dores da coluna vertebral, controla a tensão e contracturas musculares, previne uma postura incorrecta, promove o equilíbrio corporal e psicológico para o bem-estar da mulher. 

 

Cinesioterapia

A cinesioterapia tem como principal função produzir o alívio de sintomas, proporcionandoa mobilização do corpo. Inclui exercícios terapêuticos que são realizados para que músculos tensos, enfraquecidos ou encurtados, mantenham a melhor flexibilidade e fortalecimento possível. A cinesioterapia melhora a capacidade funcional, motora, biomecânica, cinesiológica e proprioceptiva, ajudando no equilíbrio corporal, diminuição da dor, eliminação do mal-estare na melhoria da amplitude de movimento. Assim, a cinesioterapia aplicada nesta fase da vida da mulher vai auxiliar a aliviar alguma dor na região pélvica e coluna vertebral, durante a gravidez e na fase posterior.

Cinesioterapia pré-parto

A cinesioterapia pré-parto vai ajudarno alívio de dores, começa a preparar os músculos pélvicos para a sustentação do útero, previnecomplicações, promove o relaxamento e facilita a dilatação na altura do parto. Os tratamentos de Fisioterapia têm como finalidade melhorar a força muscular, as tensões posturais da grávida, as estruturas e o suporte do corpo. Promove uma boa postura da coluna vertebral, promove adaptações biomecânicas e actua no controlo da tensão e contracturas musculares e da dor na região lombar e pélvica. 

Os exercícios incluem exercícios de cinesioterapia correctiva postural, alongamentos com precaução e fortalecimento muscular de baixa intensidade. Os estudos realizados na área de Fisioterapia Materno-infantil indicam que a prática de actividade física moderada, em grávidas saudáveis, pode controlar as contracções do útero que geram um parto prematuro. O útero na gestação é o órgão que sofre maiores transformações. No período gestacional essas alterações vão interferir na mudança de inserção dos músculos abdominais e pélvicos, ocasionando um estiramento das fibras, o que origina perda de força desses músculos.

 

Como iniciar os exercícios? 

A cinesioterapia é recomendada durante a gravidez e os exercícios devem ser adaptados consoante o tempo de gestação e acompanhados por um profissional de saúde com formação na área. Antes de iniciar o tratamento de Fisioterapia deve consultar o seu médico e fazer uma avaliação com o Fisioterapeuta. 

Os exercícios consistem em actividades de estabilização, que promove mo controlo dinâmico dos músculos da região pélvica e dos membros inferiores, para suporte e fortalecimento de todo o cilindro de estabilidade:

  • - Abdominais;
  • - Lombares;
  • - Períneo;
  • - Diafragma.

São realizadas técnicas de relaxamento e respiração que são muito importantes durante a gestação e que promovem a preparação dos músculos pélvicos para o parto e diminuem a ansiedade. 

A música relaxante durante os exercícios ajuda de forma simples a começar a contrair e a relaxar a musculatura dos membros inferiores, bem como uma respiração profunda e calma.

Cinesioterapia pós-parto

No período pós-parto, os exercícios podem ser realizados dias depois do parto. Por precaução aguardar 4 semanas e consultar o seu médico, embora se pretenda retomar a actividade física controlada o mais cedo possível. O objectivo é recuperar as estruturas mais lesionadas como os músculos do períneo e os músculos vaginais, facilitando a cicatrização.

O período de pós-parto dura cerca de 6-8 semanas, onde as estruturas retornam ao seu estado anterior à gravidez. Antes de iniciar os exercícios é realizada uma avaliação.

O Fisioterapeuta também tem a função de ensinar à mãe quais as melhores posturas e posicionamentos para cuidar do bebé, técnicas de se levantar – especialmente nos primeiros dias e com o bebé ao colo - indicar o tipo de sutiã que a mãe deve usar para uma melhor sustentação dos seios, alongar os músculos do pescoço e membros superiores, reeducar a parte respiratória, reeducaros músculos, incentivar a deambulação precoce e aliviar a dor. São realizados exercícios de propriocepção que podem ser feitos na bola suíça, de retorno venoso, drenagem linfática e mobilização da zona pélvica. 

Na Fisioterapia Oeiras pode realizar exercícios específicos de cinesioterapia pré e pós parto, podendo incluir exercícios de Pilates Clínico. Venha praticar exercício com segurança.


Cinesioterapia pré e pós parto | Fisioterapia Oeiras