Fisioterapia no Atletismo

Partilhar

Fisioterapia no Atletismo tem um papel fundamental, já que para além da recuperação das lesões desportivas dos atletas, a prevenção das mesmas é também um factor diferenciador dos demais profissionais.

 

Equipas técnicas e médicas

O atleta de atletismo, independentemente da modalidade, é acompanhado pela:

  1. - Equipa técnica (treinador, preparador físico, etc);
  2. - Equipa médica (médico, fisioterapeuta, psicólogo, etc).

Trabalhando em conjunto, estes profissionais potencializam as capacidades do atleta, optimizando a sua performance e desempenho desportivos.

 

O papel do Fisioterapeuta

O papel do Fisioterapeuta no Atletismo, passa pelo acompanhamento e observação dos atletas em treino e pelo trabalho em clínica. A observação dos treinos é muito importante, já que factores como a dimensão das cargas de treino e as especificidades do gesto técnico, são importantes para compreender como se desencadeou determinado mecanismo de lesão, se existem desequilíbrios musculares em exercícios de treino específicos e como determinados erros técnicos podem ser a causa das queixas do atleta.

O Fisioterapeuta trabalha com os atletas em 3 fases:

  1. 1.- O aquecimento;
  2. 2.- O treino;
  3. 3.- E a recuperação, tendo sempre em vista a prevenção de lesão.

 

Tipos de abordagens do Fisioterapeuta

Dependendo do atleta, a Fisioterapia no Atletismo pode ter diferentes abordagens, mas por norma na fase de aquecimento realiza-se um trabalho de mobilidade articular, flexibilidade dinâmica, prescrição de exercícios específicos de reforço muscular, entre outros; durante o treino, o  Fisioterapeuta observa, fala com o treinador a fim de discutir alguns aspectos importantes do atleta. A última, muitas vezes negligenciada e talvez a mais importante fase é a recuperação pós-treino, em que consoante o tipo de treino poderão haver diferentes tipos de recuperação, como a realização de crioterapia, banhos de contraste, massagem, treino de flexibilidade ou a pressoterapia.

 

vertente clínica

Na vertente clínica, o Fisioterapeuta no Atletismo avalia e elabora um raciocínio clínico, e dependendo do caso é aplicado um plano de tratamento que pode incluir técnicas como a terapia manual, a massagem desportiva, trigger points, correcções posturais, ligaduras funcionais, electroterapia ou termoterapia.

Todos os atletas querem estar na sua melhor performance desportiva, contando para isso com a ajuda dos Fisioterapeutas. Na Fisioterapia Oeiras temos Fisioterapeutas especializados em Fisioterapia Desportiva, que trabalham com atletas de todas as modalidades de Atletismo.

Marque a sua Consulta!

Fisioterapia no Atletismo | Fisioterapia Oeiras