Osteocondrite Dissecante do Cotovelo

Partilhar

A osteocondrite dissecante é uma degeneração do osso logo abaixo de uma superfície articular (osso subcondral), que leva à sua fragmentação, consequentemente faz com que se soltem pequenos pedaços de osso e cartilagem, ficando flutuantes pela articulação criando corpos livres.

A etiopatogenia exacta da osteocondrite dissecante do cotovelo é desconhecida, mas acredita-se que ocorre devido a uma lesão da irrigação sanguínea local, o que leva à necrose do tecido subcondral, lesão esta que pode ter origem traumática.

De uma maneira geral, este tipo de lesão é comumente encontrado em adolescentes, entre os 12-15 anos, devido ao grande índice de quedas e traumas nessa faixa etária. Todavia, atletas que praticam ginástica olímpica, desportos de lançamento, que envolvam grandes sobrecargas desta articulação, ou microtraumas repetitivos com movimentos que favoreçam rotação, extensão e cotovelo em valgo, têm também maior probabilidade de ter esta lesão.

 

Sintomas

Como sintomas da osteocondrite dissecante do cotovelo apontam-se uma sensação desconfortável de dor e um inchaço intermitente da articulação envolvida, algia ao movimento ou palpação do cotovelo, crepitações, se houver presença de um corpo livre pode provocar crises de bloqueio articular. A radiografia apontará a lesão e pode revelar a presença, ou não, de algum corpo livre. Se houver um fragmento solto e não estiver completamente separado, pode ser feita a imobilização em gesso do membro, para permitir que ele se reimplante.

 

Tratamento

O tratamento de Fisioterapia destina-se a restaurar o funcionamento normal da articulação afectada e a aliviar a dor. É preciso ressalvar que nenhum tratamento funciona igualmente para todos. Em crianças, cujos ossos ainda estão em fase de crescimento, o defeito ósseo pode curar-se espontaneamente com um período de descanso e protecção.

O tratamento na Fisioterapia Oeiras inclui recomendações de repouso até que os sintomas desapareçam e crioterapia sobre o cotovelo. Após a realização do controlo álgico, são indicados:

  • - Alongamentos;
  • - Exercícios de amplitude de movimento;
  • - Exercícios de fortalecimento para os músculos que sustentam a articulação envolvida.

 

Pós Cirúrgia

A fisioterapia é comumente recomendada após a cirurgia também, caso se faça necessária a realização de um processo cirúrgico por artroscopia.

A fisioterapia pós-cirúrgica serve como auxílio à recuperação da mobilidade e da amplitude de movimento da articulação, tendo em vista que sempre há possibilidades das cicatrizes deixarem restrições e bloqueios articulares. Se não tratada de forma correcta, com o passar do tempo, aumenta a probabilidade de desenvolver uma osteoartrite.

Marque o seu tratamento!

Osteocondrite Dissecante do Cotovelo | Fisioterapia Oeiras